segunda-feira, 4 de junho de 2012

Presença de alunos monitores de Novo Hamburgo é destaque na Squeakfest de Montevideo

Nos dias 17,18 e 19 deste maio último, participamos do evento Squeakfest, realizado em Montevideo, Uruguai. O evento reúne entusiastas, progamadores, desenvolvedores, professores e alunos que usam o Squeak Etoys para aprender e ensinar programando. 
Jovens representantes do projeto UCA no Rio Grande do Sul estiveram presentes e marcaram o evento: são alunos monitores da EMEF Pres. Getúlio D. Vargas, de Novo Hamburgo/RS. Os seis jovens, de 13 e 15 anos, apresentaram projetos em Etoys e Scratch que estão desenvolvendo sob a orientação de professores da escola e de colaboradores do CEPIC de NH, em parceria com o LEC/UFRGS. 
Mas de que tratam esses projetos? Em suas atividades de monitoria, os jovens se propõe a auxiliar colegas menores a aprender a usar o laptop (ou "uquinha", como chamado por aqui...) na escola. Deram início, então, à criação e programação de jogos que levem às crianças menores a aprender de forma divertida. 
 A propriedade com que apresentaram seus projetos, e a criatividade no resultado de cada jogo despertou interesse e curiosidade da plateia, que contava com representantes de várias países. A partir de então houve um momento muito rico, de trocas e interação entre pelo menos três idiomas. De forma surpreendente, os própios alunos traduziram simultaneamente parte de sua apresentação. 
anderson e joão pedro explicam como criaram história interativa usando Etoys
 Mateus mostra sua história animada, usando Scratch

O grupo de Novo Hamburgo já criou um espaço virtual para o compartilhamento dos projetos e interação entre os colaboradores, e convida interessados a acompanhar e interagir com os monitores em: http://monitoresnhmundinho.pbworks.com
Para trabalho e oficinas desenvolvidos pelo LEC/UFRGS, um espaço provisório está em: http://squeaketoysbrasil.pbworks.com
Se você desejar saber mais sobre o Squeak Etoys, convidamos a acessar o site do grupo que coordena e desenvolve o software, em www.squeakland.org
Informações sobre o Scratch você encontrará em: http://scratch.mit.edu/

2 comentários:

  1. Olá Pessoal!
    Fiquei muito emocionada ao ler esta publicação. Realmente para nós CEPIC e nossos alunos Monitores foi um momento único, de troca e conhecimento. Obrigada pela parceria!!!
    Abraços,

    Cristiane - Coordenadora do CEPIC

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colegas!
    Muito legal ver o trabalho de vocês cruzando fronteiras e fazendo sucesso.
    Um abraço,
    Fabiana Gourques - Coordenadora EMEI A Bela Adormecida

    ResponderExcluir