domingo, 21 de novembro de 2010

Ijuí: escola Osvaldo Aranha inaugura Projeto UCA

Nesta Sexta-feita, 19 de Novembro, a EEEF Osvaldo Aranha realizou a cerimônia oficial de inauguração do Projeto UCA. O evento mobilizou boa parte da comunidade escolar local, além de todo o grupo da Direção, professores e funcionários da escola.
A Osvaldo Aranha, contruída há mais de 60 anos, tem como atividade destacada um belo coral de estudantes e professores, liderados pela Diretora da escola, Ivone Glitz. Cantando e tocando, os alunos recepcionaram os pais, colegas, visitantes e autoridades que se reuniram na escola para o momento da cerimônia de entrega dos laptops.

Diversas autoridades estavam presentes e falaram sobre o importante momento, tão esperado e agora vivido pela escola, do trabalho com um computador por aluno. Na mesa estiveram presentes o Sr. Eleandro Lizot, secretário de Educação de Ijuí, Noemi Huth, coordenadora da 36ª CRE, Zelia Guglielmi, coordenadora do CATE-RS, professora Léa Fagundes/UFRGS, as colegas do NTE/Ijuí, responsáveis pela formação dos professores na escola, Eveline Eberle, Vera Frantz e Maristela Brizzi, Ivone Glitz e Marli Ott, diretora e coordenadora do Projeto UCA na escola.

Em seu discurso, Ivone Glitz lembrou que a escola foi no passado algumas vezes "esquecida" pelos órgãos oficiais, mas ainda assim mantida por um grupo de professores que acredita muito na formação de seus estudantes. Saudou e agradeceu a oportunidade de ter o UCA acontecendo em sua escola, firmando mais uma vez parceria e cooperação com os diversos setores do estado presentes através das já autoridades acima citadas.

Diretora Ivone Glitz

Lembrando boa parte da história da Informática na Educação do país, a professora Léa Fagundes falou sobre a importância da inserção da escola na cultura digital, nas mudanças inevitáveis necessárias à sala de aula e nas possibilidades que se abrem pelo uso do laptop na modalidade 1:1 para o desenvolvimento da inteligência dos nossos jovens estudantes.

Professora Léa Fagundes

Visivelmente ansiosas para ter seu laptop em mãos, as crianças da escola entraram em cena. Bruno e Camila, representantes dos alunos da Osvaldo Aranha, discursaram sobre suas expectativas sobre o Projeto UCA. Bruno lembrou que "quando eu disse que resolvi estudar nessa escola, me disseram que não era uma escola legal, e que eu não deveria vir. Mas eu estou aqui mesmo assim, e agora tem gente querendo vir para cá estudar! A escola é muito legal, e com os laptops ainda mais". Sua colega Camila disse que não teria condições de comprar um computador, e que agora tem muito uma oportunidade muito boa de aprender mais e melhorar seu próprio futuro.



Mais fotos do evento podem ser encontradas na galeria do lec

Saiba mais notícias, informações e interaja com a escola acessando o blog da EEEF Osvaldo Aranha

sábado, 20 de novembro de 2010

Semana de Inaugurações UCA no Rio Grande do Sul

A semana que passou foi bastante movimentada no Projeto UCA Rio Grande do Sul. No dia 16 de Novembro, terça-feira, houve evento oficial de início do Projeto em Sapucaia do Sul, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Gustavo.

No encontro, estiveram presentes grande parte da comunidade escolar local (alunos, pais, professores, funcionários e direção), representantes das outras escolas estaduais participantes do Projeto e seus NTES parceiros, autoridades dos diversos setores participantes do Um Computador por Aluno nacional.
Durante a cerimônia, representando a escola falaram a Diretora da Eliane Laux e a aluna representante Eduarda Flack, da quinta-série. O Estado do Rio Grande do Sul foi representado pelo Secretário de Educação, Ervino Deon, que discursou ao lado de José Luis Aquino, um dos líderes nacionais do Projeto UCA. Também estiveram no evento a coordenadora do CATE, professora Zélia Guglielmi, e representando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul a professora Léa Fagundes.


Aos que estiveram na EEEF Miguel Gustavo, foi notável o esforço da escola em se organizar o evento e receber os convidados. Enquanto a cerimônia ocorria, alunos da escola chamavam a atenção filmando e fotografando o evento já com seus laptops em mãos. Ficou evidente a grande mobilização da comunidade escolar em torno do UCA.


A EEEF Miguel Gustavo participa, como as outras escolas estaduais, da formação UCA. - que é ministrada em encontros presenciais - na escola - e à distância no ambiente E-proinfo. Presencialmente, há encontros quinzenais na escola que ocorrem em parceria com o NTE de Canoas (sob a orientação da professora Eliane Soares) e com a IES Local Unisinos (professor Daniel Queiroz Lopes).

Visite o site da escola Miguel Gustavo http://www.miguelgustavoescola.blogspot.com/.

Outras fotos do evento podem também ser encontradas na galeria do LEC