sábado, 23 de outubro de 2010

XXII Salão de Inciação Científica

V UFRGS Jovem
2010
O V UFRGS Jovem é parte integrante do XXII ?Salão de Inciação Científica da UFRGS. Colégio de Aplicação, integrante do Projeto UCa apresentou diversos projetos com seus alunos utilizando os laptops.
Alunos em grupos trabalham com o laptop

Acessando a internet os alunos apresentaram seus projetos

Alunos de diversas séries utilizando os laptops

Alunos das séries inicias


Aluna aguardando a conexão com a internet ser restabelecida


Este aluno não quis ir embora e deixar o laptop na sala.

A professora tentou convencê-lo a desligar o laptop

Seus colegas também tiveram que ajudar.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Disposição das salas de aula - Canguçu


As salas de aula estão dispostas em U, já para facilitar o uso dos laptops e das instalações elétricas. Observou-se que os alunos estão ansiosos por começar a utilizar os equipamentos.

Laptops armazenados


Os laptops ficam armazenados em sala com armários de aço. Ainda não foram distribuidos aos alunos e a direção está agendando uma data para a inauguração oficial.
A primeira escola visitada foi Heitor Soares Ribeiro em Canguçu. Alunos e professores estavam preparando apresentações para a XXIV CIENA (Ciranda Estudantil Nativista):

Visita a Canguçu e Bagé

Olá, pessoal!

Na semana passada, a equipe de avaliação UCA-RS e o representante da formação visitaram as escolas de Canguçu e Bagé/RS. A representante mirim do grupo também esteve presente:

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bem-vindos ao Blog do UCA RS

Este blog foi criado pela equipe do LEC da UFRGS para comunicar suas atividades no
Projeto Um Computador por Aluno.
O Projeto UCA, Um Computador por Aluno, é uma iniciativa do Governo Federal que, desde 2005, investiga a possibilidade de adoção de laptops educacionais como um meio de elevar a qualidade da educação pública brasileira.
O projeto sustenta-se na proposta pedagógica denominada modalidade 1:1, que busca contemplar cada estudante da rede de ensino básico com um laptop. 
Em dezembro de 2006, nosso laboratório de pesquisa foi convidado pela Assessoria da Presidência da República e pelo Ministério da Educação a coordenar a experiência piloto no Rio Grande do Sul.
O papel do LEC é realizar, do ponto de vista técnico e pedagógico, o acompanhamento e a avaliação da experiência de inserção dos laptops na escola pública.